um banco de dados proprietários desenvolvido pela CEIC Insights, com o objetivo de antecipar o crescimento do PIB em tempo real.
Explore nossas análises e atualizações semanais, incluindo a cobertura do PIB brasileiro com dados, estatísticas, gráficos e indicadores de alta frequência.
Os usuários do CEIC Brasil Premium terão acesso a todas as séries. Se você tem interesse no acesso completo a base CEIC Brasil Premium, você pode solicitar uma demo abaixo.
A metodologia do GDP Nowcast é baseada em um conjunto de indicadores de alta frequência selecionados, em que utilizamos o modelo de fator dinâmico. Esse modelo é superam em eficiência modelos de padrão univariados como os aleatórios e autoregressivos de estimativa para o PIB. Utilizando essa metodologia, nós atualizamos a estimativa do crescimento do PIB no ano corrente e no trimestre seguinte a partir da divulgação de um novo dado de alta frequência. O modelo utilizado é o fator dinâmico 1.
Para o GDP Nowcast Brasil, foram selecionados 23 indicadores, abrangendo diversas áreas da economia, como consumo, preços, comércio exterior, indústria, mercados financeiros, além de outras variáveis como a confiança empresarial, fluxo de caminhões e tráfego de veículos leves nas rodovias. Todos esses indicadores são divulgados mensalmente e têm historicamente uma forte correlação com o crescimento do PIB. Since timeliness is an important aspect of the real-time monitoring of the economy, the maximum data release lag for each indicator is 30 days.
o trimestre atual é definido pelo indicador divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), fonte oficial do PIB brasileiro, enquanto que o próximo semestre é exatamente o semestre seguinte. Em geral, o IBGE, divulga o calendário do Q1 no início de junho e o calendário do Q2 no início de setembro e o Q3 no início de dezembro e por fim, o Q4 no início de março no próximo ano.
O GDP Nowcast não é atualizado nesses meses porque todas as informações de alta frequência para esse período já estão disponíveis. Em maio, por exemplo, nosso PIB Nowcast para o mês vigente se refere ao Q1 (Janeiro-Maio) porque o PIB oficial para esse período é divulgado no início de Junho. No entanto, o PIB Nowcast para o trimestre corrente, nesse caso, o Q1 (Janeiro-Março), não é atualizado em Maio porque o dado é divulgado em abril. Por outro lado, o trimestre seguinte, Q2 (Abril-Junho), continuará em Maio. Após o PIB oficial referente a Q1 ser divulgado no início de Junho, nós substituimos o trimestre corrente referente a Q2 (Abril-Junho) e o próximo a Q3 (Julho-Setembro).
Sim, todos os componentes utilizados para calcular o GDP Nowcast possuem o mesmo peso e empiricamente foram comprovados que estabelecendo diferentes pesos e fatores não aprimora o modelo preditivo.
Enquanto o movimento individual dos indicadores sugere a direção da economia, nosso modelo interpreta os valores dos indicadores diferentemente desde que tratados parte do conjunto. Consequentemente, os valores podem declinar, e ainda o impacto no PIB seja positivo, e vice versa.