Foresight 2023 Report

 

 


Preencha o formulário e faça o download do relatório Foresight 2023 


Com os olhos firmemente postos em 2023, nosso relatório Foresight analisa de forma abrangente os desafios e oportunidades que o mundo enfrentará no próximo ano. A recuperação pós-pandêmica teve vida curta, pois os choques em 2022 reabriram feridas econômicas que haviam cicatrizado apenas parcialmente. O mundo inicia 2023 em um ambiente de inflação galopante, recessão iminente e elevada incerteza geopolítica. Os desafios existentes e as novas crises estão levando o mundo a mais uma grande desaceleração, com um terço da economia global prestes a se contrair em meio ao encolhimento da renda real e ao aumento dos preços. Para muitos, 2023 será um ano de recessão. O aumento da inflação, o aperto nas taxas de juros e a crise energética da Europa são alguns dos culpados pela iminente recessão que será um tópico-chave em muitas das análises presentes no relatório. Por outro lado, a Covid-19 e a invasão da Ucrânia pela Rússia, que tanto prejudicaram o crescimento global, mais uma vez destacaram a necessidade de uma maior diversificação energética, permitindo que governos e empresas de todo o mundo acelerem seus esforços em direção a uma economia de zero emissões líquidas. Ao longo da história, os conflitos e as crises muitas vezes apoiaram as transições energéticas e acreditamos que as atuais políticas de descarbonização vão colocar em marcha a inovação e os investimentos que irão alimentar o crescimento e aproximar-nos de um futuro mais sustentável. 

PRINCIPAIS TÓPICOS DO FORESIGHT 2023 

A Grande Desaceleração

Saiba mais ›

 

 

Um terço da economia global está prestes a se contrair em meio ao encolhimento da renda real e ao aumento dos preços. Os bancos centrais estão no centro das atenções com sua credibilidade em jogo, enquanto o mercado de trabalho poupa o mundo de um colapso total ao (ainda) permanecer resiliente.

 

 

Entrando na Era de Novos Dados

Saiba mais ›


A COVID-19 inaugurou uma era de maior necessidade de dados oportunos para entender a economia e seus diversos segmentos. Dados alternativos estão ajudando economistas e analistas a avaliar a economia local e global.



A era do dinheiro fácil acabou: Os Emergentes se preparam para a saída de capital

Saiba mais ›


O dólar forte e os aumentos agressivos das taxas pelo Fed estão pressionando as economias emergentes após a pandemia do COVID-19, deixando-as cada vez mais expostas a saídas de capital.

China Descarbonizada

Saiba mais›


As metas de neutralidade de carbono da China são, sem dúvida, ousadas, mas resta saber se Pequim pode cumprir.

ESG, a nova palavra da moda nos Mercados Emergentes

Saiba mais›


O ESG pode ter sido inicialmente associado aos mercados desenvolvidos, mas a natureza insustentável das economias emergentes baseadas no carbono e a necessidade de prevenir problemas ambientais e sociais aceleraram essa tendência no mundo em desenvolvimento. 


A Crise de Energia na Europa

Saiba mais›


O aumento do custo do gás e da eletricidade está pressionando as contas de energia domésticas, ameaçando a produtividade das empresas e testando a política do governo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS